Ali Saleh Kiba (nascido em 1986) é um cantor e compositor tanzaniano e jogador de futebol. Em 2017, se tornou director da Rockstar4000. Em 20 de Maio de 2016, assinou um contrato com a Sony Music Entertainment.
Ali Kiba lançou seu álbum Cinderella, que quebrou o recorde de álbum mais vendido nos países da África Oriental, incluindo Tanzânia, Quénia e Uganda. Ele é mais conhecido por seus sucessos Mwana, “Aje”, “Chekecha Cheketua” “Cinderella”, “Nakshi Mrembo”, “Usiniseme”, “Dushelele”, “Garoto Solteiro com Lady Jaydee “, “Mapenzi”, “Yana Run Dunia “e” Macmuga “, e por sua colaboração com R. Kelly e outros músicos africanos no projecto One8.
Seu retorno após um silêncio de três anos, lançou os singles “Mwana” e “Chekecha”. Tendo ganhado seis prémios no Tanzania Music Awards 2015 e quebrou o recorde no Mkito.com pela música mais baixada de 2015.
Ali Kiba tem 3 filhos de três mulheres, e agora ele é casado com Amina Khalef de Mombasa no Quénia que em Fevereiro deste ano (2019) tiveram o seu primeiro filho.
O álbum de estreia de Ali e o single de sucesso ‘Cinderella’ se tornaram o disco mais vendido na África Oriental em 2008 e seu segundo álbum ‘Ali k 4 Real’ foi lançado em 2009 com os mega-hits ‘Nakshi Mrembo’, ‘Nichuum’ e ‘Usiniseme’.
Posteriormente, ele foi endossado pela marca de telefonia móvel Airtel Africa, juntamente com o Artista de R&B Global Mais Influente da Billboard nos últimos 25 anos, R KELLY e sete dos outros artistas de mega estrelas da África.
Prémios
Foi nomeado para ‘Melhor Actor Internacional’ pelo Black Entertainment Film, Fashion, Television and Arts Awards em 2009, Melhor Artista da África Oriental para African Music Awards em 2009, Vencedor de Melhor Música Zouk / Rhumba no Kili Music Awards em 2012, Nomeada para Melhor Roteirista da Tanzânia, Melhor Artista Masculino e Melhor Música Colaboradora com Lady Jaydee no Kili Music Awards em 2013 e Melhor África Oriental Masculina de AFRIMA 2019.
Alikiba também recebeu uma oferta para jogar pela selecção nacional de futebol da Tanzânia e o presidente Jakaya Kikwete da Tanzânia o conheceu pessoalmente para parabolizá-lo por seu talento e sua contribuição inestimável para a música, arte e cultura da Tanzânia.