Biografia de Eneida Marta

0
1077
Eneida Marta

Eneida Marta nasceu na Guiné-Bissau, com uma voz de cariz africano que é realmente espectacular. Descendente de uma família de artistas, especialmente da parte do pai, artista de origem angolana, começou desde muito pequena a trabalhar a voz e a mostra-la em concursos infantis de voz e interpretação.

Uns anos mais tarde, após emigrar para Portugal, conheceu Juca Delgado, um dos mais importantes produtores de música africana em Portugal, que apostou nela, e lhe proporcionou colaborações em trabalhos de conceituados artistas, como Don Kikas, Rui Sangara, Fernando Santos (Aiaia), Aliu Bari, Punga e Iva e Ichi.

Com o seu primeiro álbum, Nô Storia, editado pela Maxi Music, em 2001, e produzido por Juca Delgado, fez uma tournée por Cabo Verde, França, Holanda, Alemanha, Guiné-Bissau e Portugal, que mereceu críticas muito favoráveis tanto da parte do público, como da parte dos media. Já com o seu segundo trabalho, Eneida Marta despertou o interesse de editoras como a “Putumayo”, “Club Star” e “JPS Production”. Foi finalmente com a conceituada a editora americana, “Putumayo” que Eneida participa, com um tema, Na Bu Mons, do seu primeiro cd, numa compilação dedicada à música das colónias portuguesas em África, “An Afro-Portuguese Odyssey” (2002).

Em 2002, Eneida Marta volta a surpreender os media e o seu público fiel com o seu segundo cd, Amari, um maxi-single, onde rende homenagem à música da Guiné-Bissau e de Cabo Verde e, onde canta, também, em árabe, mostrando o seu lado artístico mais inquieto e multifacetado.

Eneida Marta colaborou em diversas compilações, e, também em discos de conceituados artistas, no panorama musical africano: “Guiné – S. Tomé” compilação de artistas de Guiné-bissau e São Tomé (2002), “Para Além da Música”, disco editado por CIC-Portugal para angariar fundos de ajuda humanitária em África (2003), “Mindjer” de Nino Galissa (Guinea Bissau – 2004), “Santa Mariazinha” de Caló Pascoal (Angola – 2005), entre outros.

O tema Mindjer Dôlce Mel, foi incluído na compilação Acoustic Africa, da Putumayo World Music, Em Janeiro de 2006, apresentou o seu terceiro disco, Lôpe Kai, editado pela Íris Music (França), a partir do qual se inicia a sua primeira grande tournée europeia – Tour Lôpe Kai 2006-2007. Eneida e Juca exploram, ao desenvolver a sua obra, uma grande variedade de estilos, do Gumbe, à Morna, à Singa, a toques de Flamenco, de Gospel ou até de Jazz… Tudo envolto num erotismo pleno…. Uma verdadeira fábrica de ritmo.

COMPARTILHAR
Artigo anteriorBiografia de Karyna Gomes
Próximo artigoBiografia de Mariza
Mestrando Gestão de Projetos, Licenciado em História e Bacharel em Administração. Jovem moçambicano apaixonado pelas TICs, é CEO e editor de conteúdo dos blogs: Sópra-Educação, Sópra-Vibes, Sópra-Vagas e Sópra-Educação.com/exames

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here