Biografia de Patoranking

0
621
Patoranking

Patrick Nnaemeka Okorie nascido em 27 de Maio de 1990, mais conhecido por seu nome artístico Patoranking, é um cantor e compositor nigeriano de reggae-dancehall. Nascido e criado na cidade satélite de Ijegun-Egba, Patoranking é originário de Onicha. Ele começou sua carreira musical fazendo colaborações underground com artistas como XProject, Konga, Slam e Reggie Rockstone.

Ele assinou um contrato com a gravadora K-Solo’s Igberaga Records em 2010, lançando “Up in D Club” com a roupa. Patoranking tornou-se protegido da Dem Mama Records depois de colaborar com Timaya em sua canção “Alubarika”. Em fevereiro de 2014, ele assinou um contrato com a Foston Musik e lançou “Girlie O”, um single que o colocou no centro das atenções. Em 9 de Fevereiro de 2015, a Patoranking anunciou no Instagram que assinou um contrato de distribuição com a VP Records.

Patoranking nasceu e foi criado na cidade satélite de Ijegun-Egba, mas tem raízes familiares em Onicha. Frequentou o Citizen Comprehensive College em Epe, Lagos e mais tarde matriculou-se na Jibril Martin Memorial Grammar School em Iponri. Patoranking começou sua carreira nas artes cénicas como congestionamento de rua e dançarino de carnaval.

Em uma entrevista de 2012 para a Entertainment Express, ele disse que seu nome artístico foi dado a ele por um artista jamaicano que ele conheceu no Alpha Beach em Lagos. Patoranking citou Buju Banton, Bob Marley, Fela Kuti, Lucky Dube, Chaka Demus, Majek Fashek, Blackky, Blackface, Tuface e Marvelous Benjy como suas principais influências musicais. Na entrevista mencionada para a Entertainment Express, ele descreveu sua música como uma variação do dancehall com inclinação moral e disse que faz referência a questões sociopolíticas.

Em maio de 2012, o Patoranking lançou um single intitulado “Iya Bisi”, com participação de Qdot e Kbaj. A música produzida pelo Drumphase é uma fusão de dancehall e fuji. Patoranking disse ao Entertainment Express que Qdot e Kbaj ajudaram a compor a música compartilhando ideias com ele.

Em Fevereiro de 2014, o Patoranking assinou um contrato com a Foston Musik e encerrou suas afiliações com a Dem Mama Records. Durante uma entrevista com Toolz no The Juice da NdaniTV, Timaya disse que Patoranking deixou sua gravadora e nunca foi oficialmente assinado. Em 4 de Fevereiro de 2014, o Patoranking lançou “Girlie O”, uma canção produzida por WizzyPro.

O videoclipe da música foi filmado e dirigido em Londres por Moe Musa; foi lançado em 5 de fevereiro de 2014. No videoclipe, Patoranking liberta sua vizinha da violência doméstica, expressando seus sentimentos inatos para ela.

Foston Musik lançou “Girlie O” (Remix) assistido por Tiwa Savage em 19 de Maio de 2014 com aclamação da crítica. Estreou em 9º lugar na parada oficial Naija Top 10 da MTV Base. Tiwa Savage disse a Ehiz da MTV Base que admira a música do Patoranking e decidiu contatá-lo para fazer o remix.

O videoclipe de “Girlie O” (Remix) também foi filmado e dirigido em Londres por Moe Musa. Joey Akan, do Pulse Nigeria, disse: “No novo remix, os elementos básicos de vitória não foram descartados. Eles foram mantidos e melhorados. A batida, o refrão e o dinamismo foram mantidos e o trabalho principal foi colocado nas letras.”

Patoranking foi destaque no single “Murda” de Seyi Shay ao lado de Shaydee. A canção foi produzida por Dokta Frabz e lançada em 1 de abril de 2014. Em 11 de maio de 2014, o videoclipe de “Murda” foi carregado no Vevo. Foi dirigido por Meji Alabi para a JM Films. Os singles “Daniella Whine” e “My Woman, My Everything” do Patoranking classificados no Top 10 da MTV Base Official Naija Top 10. O primeiro estreou em 4º lugar em maio e liderou as paradas em 1º lugar em junho, enquanto o último “My Woman, My Everything” também apareceu na parada, chegando ao segundo lugar.

Em janeiro de 2016, Patoranking foi anunciado como um dos jurados da primeira edição do concurso de canto The Voice Nigeria. O Patoranking lançou seu primeiro álbum de estúdio, God Over Everything, em 1 de agosto de 2016. Ele conta com participações de Phyno, Wizkid, Sarkodie, Olamide, Elephant Man e Wasiu Ayinde Marshall. O álbum estreou em 4º lugar na parada de álbuns de Reggae da Billboard.

O Patoranking está engajado em um programa de bolsas de estudo para crianças africanas que não puderam ter acesso a uma educação adequada. Em meio a seu reconhecimento global e popularidade, o artista ainda tem uma paixão pela educação.

Em 2019, ele se encontrou com o fundador do programa de bolsas ALU, onde iniciou um programa para treinar 10 crianças inovadoras e apaixonadas, especialmente de Ebuta-Metta, onde ele cresceu, e de outras que são financeiramente incapazes de estudar.

Álbuns

Deus sobre tudo (2016)

Wilmer (2019).

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here