Humberto Carlos Benfica, conhecido como Wazimbo (nascido em 11 de novembro de 1948), é uma das maiores vozes de Moçambique e um dos mais famosos cantores do ritmo Marrabenta. Nascido em Moçambique, distrito de Chibuto, Província de Gaza. Ele se mudou para a capital – Lourenço Marques (hoje Maputo) – onde ele cresceu no bairro de Mafalala. Lá, ele começou como um membro do vocal no grupo local local ‘Silverstars’ e depois ‘Geizers’. Mais tarde, ele se juntou a Orquestra Marrabenta Star.
Início de carreira
Wazimbo começou a cantar em 1964 com o grupo moçambicano ‘Silverstars’ e continuou como um cantor com os Geiziers, realizando uma mistura colonial da música pop internacional com um toque brasileiro na capital de Mocambique (Maputo), cidade que era muito famosa para os cidadãos sul africanos naquela época.
Em 1972 Wazimbo assinou o seu primeiro contrato como cantor profissional e se mudou para Angola por dois anos. Em 1974, ele retornou e participou activamente da Associação de Música Africana. Após a independência, Wazimbo trabalhou com a grande banda da rádio nacional, “Radio Moçambique”. Ele se tornou o vocalista da Orquestra Marrabenta Estrela de Moçambique em 1979 e trabalhou com vários membros da banda RM. Liderada pelo vocalista principal Wazimbo, Orquestra Marrabenta Star de Moçambique desenvolveu um estilo cheio e batidas de marrabenta caracterizadas por guitarras eléctricas, poderosas linhas de chifre e vocais com alma.
Após tornar-se extremamente popular no seu pais (Moçambique), eles viajaram para a Europa e lançou dois CDs com a gravadora alemã “Piranha Label”. Ambos apresentaram uma mistura de vários estilos de dança. Nos anos 90 após o regresso à paz em Moçambique, eles regressaram a terra natal e desde então o grupo não gravou mas nenhuma obra e finalmente o grupo se desfez em 1995.
Canção marca registada e sucesso internacional
Uma das mais famosas obras deste artista é a balada Nwahulwana (‘pássaro noturno’), lançado em 1988. A canção foi apresentada pela primeira vez em um comercial da Microsoft na Califórnia e em 2001 fez parte da trilha da canção para o filme “The Pledge “dirigido por Sean Penn e estreado por Jack Nicholson.
Na canção, Wazimbo expressa alguma tristeza sobre o estilo de vida de uma moça maravilhosa a quem ele se refere como “a sua irmã – Maria” que desperdiçava a sua vida com um homem diferente a cada noite.
Alguns trechos da canção pode ser traduzido como: “Você é um pássaro nocturno, movendo-se após o anoitecer de bar em bar.”
Os créditos para esta música são vão para Wazimbo & Orchestra Marrabenta Star De Moçambique.
Discografia selecionada
2001 CD Nwahulwana Piranha CD-PIR 1572 com Orquestra Marrabenta Star de Moçambique
1996 CD Marrabenta Piquenique Piranha CD-PIR 1043
1989 CD IndepenDance – Piranha CD-PIR 15