Cantores angolanos da Velha Guarda

0
1198
Bonga

A cada ano que passa, o mercado musical angolano tem-se tornado bastante competitivo e produtivo e aos poucos vai tendo mais artistas a internacionalizarem as suas carreiras. Em média, mais de 18 obras discográficas são oficialmente lançadas por ano em Angola de acordo com dados de uma pesquisa feita. Aqui trazemos os cantores Madalas de Angola: Veja a seguir a lista……

Filipe Mukenga

Filipe Mukenga começou a tocar em 1964 por influência dos Beatles e já colaborou com grupos como: Os Brucutus, os Indómitos, The Five Kings, The Black Stars, Os Rocks, os Electrónicos, os Jovens e Apollo XI. O cantor gravou o seu primeiro álbum, “Novo Som”, em 1990, para a editora EMI-Valentim de Carvalho. Coleccionando um total de sete obras, Filipe Mukenga é um dos nomes da velha guarda com o maior número de obras no mercado.

Irmãos Verdades

No início da sua carreira, três membros do conjunto trabalharam como bailarinos noutras bandas, mas passados alguns anos, houve uma separação no grupo e decidiram seguir carreira musical como banda de acompanhamento de Raúl Indipwo (ex-Duo Ouro Negro). O Irmãos Verdades foi criado em Vialonga (Portugal), local de residência de dois dos membros.

Anos depois, em 1993, a banda gravou o seu primeiro trabalho, “Saudades de África”, que fez grande sucesso em Portugal, Angola, Cabo Verde e Moçambique. Ao longo do seu percurso, os irmãos lançaram onze trabalhos discográficos, marcando, assim, a história da música angolana.

Bonga

Bonga tem mais de 300 composições da sua autoria, 32 álbuns, 6 videoclipes, 7 bandas sonoras de filmes e álbuns com inúmeras reedições em todo mundo.

Seus temas têm sido interpretados por vários artistas, como no Brasil, Martinho da Vila, Alcione e Elsa Soares; em França, Mimi Lorca; na República Democrática do Congo, Bovic Bondo Gala; no Uruguai, Heltor Numa de Morais e por muitos artistas angolanos da nova vaga.

Com mais de trinta anos de carreira, FRogério, conforme é carinhosamente tratado, é recordista de vendas dos seus 32 álbuns em todo o mundo e é convidado em muitos espectáculos que contribuem para a imagem positiva de Angola; tem a carreira mais internacionalizada e premiada da história da música angolana, estando na fila da frente no que toca ao número de obras lançadas pelos artistas angolanos.

COMPARTILHAR
Artigo anteriorBiografia de Mariza
Próximo artigoHomem mais rico de Moçambique
Mestrando Gestão de Projetos, Licenciado em História e Bacharel em Administração. Jovem moçambicano apaixonado pelas TICs, é CEO e editor de conteúdo dos blogs: Sópra-Educação, Sópra-Vibes, Sópra-Vagas e Sópra-Educação.com/exames

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here