Como qualquer outro campo de actividade, a música pode gerar rendimentos generosos se você se tornar um verdadeiro mestre. A experiência do top 10 músicos mais ricos da África comprova esse ponto de vista. Esta classificação foi divulgada pela Revesta Forbes.
1- Akon
Com um património líquido de US $ 80 milhões O músico mais rico da África escreve canções, dedica-se à produção, gravação de som, publicidade, possui seu próprio selo, Konvict Muzic, que é um dos mais populares do mundo. Homem versátil que até parece ter sido nascido para trabalhar no show business.
2- Black Coffee
- Saiba tudo sobre: Black Coffee!!
Com um património líquido de US $ 60 milhões. O nome verdadeiro do músico é Nkosinathi Maphumulo. Ele é de KwaZulu-Natal, mas foi criado na cidade do Cabo. A criatividade deste músico é especialmente atraente para os fãs de música electrónica. Ele começou a carreira por volta de 1995 e lançou 5 álbuns sob seu próprio selo. Progresso significativo ocorreu em 2004, quando o Black Coffee foi escolhido para a Red Bull Music Academy, realizada na Cidade do Cabo. Em 2005, ele ganhou o prémio “Breakthrough DJ Of The Year” no DJ Awards em Ibiza.
3- Don Jazzy
Com património líquido de $ 30 milhões Seu verdadeiro nome é Michael Collins Ajereh. A história de seu amor pela música começou na infância na igreja. Então ele se mudou para o Reino Unido e começou sua jornada na carreira. Hoje, Don Jazzy está entre os músicos mais ricos da África, devido a talentos expressos na produção, composição e execução de canções, empreendedorismo. Ele ganhou muitos prémios, tornou-se embaixador da marca MTV, fundou sua própria gravadora, ajudou muitos artistas talentosos a alcançar um sucesso.
4- Wizkid
Com património líquido $ 20 milhões. Lagos é a terra natal deste compositor e cantor de sucesso. Ele é detentor dos prémios Top Hot 100, Top R&B e Top R&B Collaboration. Muitos fãs o chamam de rei da música africana. Contratos com marcas populares lhe trazem renda adicional, por exemplo, cooperação com a Pepsi.
5- Davido
Seu património líquido é de $ 16 milhões. É o filho de pai nigeriano que nasceu nos EUA. Davido ganhou muitos prémios e indicações lucrativas. Levou apenas alguns anos para obter alto status no mundo do show business africano.
6- Sarkodie
Com um património líquido de $ 7 milhões. É a estrela mais proeminente da cena musical de Gana, o único representante deste país na lista. Seu nome verdadeiro é Michael Owusu Addo. O público africano observa atentamente sua criatividade. O primeiro single de seu quarto álbum, “Mary”, foi vendido em circulação por cerca de 4.000 cópias no dia de lançamento.
7- Tinashe
Com um património líquido de $ 6 milhões Ela é a única mulher da lista que nasceu nos Estados Unidos de mãe dinamarquesa e pai Zimbabwiano. Começou a cantar antes mesmo de começar a andar. Sua vida sempre esteve de alguma forma ligada à música. Quando criança, Tinashe era um modelo infantil. Em 2000, teve sua primeira experiência cinematográfica. O primeiro álbum da garota se tornou uma sensação real. Ela brilhou como a nova estrela da indústria da música e colaborou com muitas celebridades. Tinashe é embaixadora de várias marcas.
8- Hugh Masekela
Com um património líquido de $ 1,5 milhões. Por uma vida longa e produtiva, esse artista criou mais de 43 álbuns. Ele morreu em 23 de Janeiro de 2018, aos 78 anos. Hugh trabalhou produtivamente em sua própria gravadora, teve muitos prémios honorários, foi indicado ao Grammy.
9- Jidenna
- Se quer saber mais sobre Jidenna, Clique Aqui
Seu património líquido é de $ 1 milhão. É produtor e intérprete de sucesso com dupla cidadania (Nigéria, Estados Unidos). Apesar de Jidenna ter nascido e crescido nos EUA, ele se considera um homem nigeriano, quer desenvolver a indústria da música na África.
No entanto, o músico pede aos africanos que não lutem pelo sonho americano, mas que vivam de acordo com nossos próprios ideais e costumes.