À medida que a sala de aula está se tornando cada vez mais sem papel, os professores precisam começar a encontrar soluções para distribuir tarefas, gerenciar sua sala de aula, se comunicar com os alunos e assim por diante.
Um número cada vez maior de professores está encontrando o caminho para o Google Classroom . Uma engenhosa sala de aula virtual que se concentra menos na tecnologia e mais no ensino. Você não precisa ser um profissional de tecnologia para lidar com essa sala de aula.
Neste post vou explicar o que é o Google Classroom, e o que você pode ou não fazer com ele. Depois, você aprende a configurar sua sala de aula e eu lhe darei alguns ótimos aplicativos que você pode usar em combinação com o Google Sala de Aula.
O que é o Google Classroom?
O Google Classroom é um aplicativo gratuito desenvolvido por — dê um palpite — Google. O Google Sala de Aula ajuda professores e alunos a se comunicarem e pode ser usado para organizar e gerenciar tarefas, eliminar o uso de papel, colaborar entre alunos e professores, ensinar à distância e assim por diante! Você pode compará-lo com o Showbie e outras plataformas de aprendizado online ou sistemas de gerenciamento de aprendizado.
Ele foi desenvolvido com base no Google Docs e no Google Drive, o que significa que é muito fácil de usar e intuitivo para qualquer professor. Mas isso não significa que seja chato. O Google Classroom está cheio de surpresas que você encontrará ao longo do caminho. Espero que este post comece com o básico.
Coisas que você pode fazer com o Google Classroom
Então essa é provavelmente a pergunta mais importante. Por que você usaria o Google Sala de Aula? O que tem para você?
Em primeiro lugar, é totalmente gratuito. Você não terá que atualizar para uma versão pro que lhe custará algum dinheiro. Sim, R$ 0,00. Nada. No. Tudo.
Depois de configurar sua sala de aula, você pode começar. Você descobrirá como configurar sua conta de sala de aula do Google em apenas alguns minutos. Primeiro, deixe-me mostrar por que o Google Classroom é um grande negócio. Aqui está uma lista das coisas que você pode fazer com ele:
- Adicione avisos e material de aula : dê aos seus alunos avisos sobre sua aula. Adicione materiais de aula nos anúncios. Esses avisos serão exibidos no stream do Google Sala de aula de seus alunos. Dessa forma, os alunos podem encontrar tudo rapidamente. Você pode adicionar materiais de um Google drive, conectado a essa aula do Google Classroom, adicionar arquivos e imagens do seu computador, adicionar um vídeo do YouTube ou adicionar qualquer outro link que queira que seus alunos acessem. É tão fácil!
- Adicionar tarefas : assim como adicionar um anúncio, você pode adicionar uma tarefa ao seu curso. Funciona da mesma maneira, mas aqui você tem a opção de adicionar uma data de vencimento e avaliá-la. Ele notificará seus alunos quando eles tiverem que fazer uma tarefa e também aparecerá em seu calendário. Você pode até adicionar uma tarefa BookWidgets em apenas alguns minutos.
- Avaliar uma tarefa : depois, você pode verificar e avaliar as tarefas que seus alunos entregaram. Há espaço para feedback por meio de um comentário do professor. Em seguida, envie a tarefa de volta para seus alunos. A guia “Marcas” contém um boletim de notas de todos os trabalhos e notas de seus alunos.
- Gerenciar alunos : é claro que seus alunos precisam compartilhar comentários. Ou não? Isso depende totalmente de você! Você pode gerenciar permissões, dando aos alunos a capacidade de postar e comentar, apenas comentar ou dar apenas ao professor a capacidade de postar e comentar. Você pode até mesmo enviar um e-mail para seus alunos individualmente.
Coisas que você não pode fazer com Google Classroom
Há algumas coisas que você deve saber antes de começar a usar o Google Classroom pelos motivos errados. É uma plataforma de aprendizagem online, mas não é:
- uma caixa de bate-papo : você pode comentar sobre tarefas e anúncios, mas não há função de bate-papo. Se você quiser entrar em contato direto com seus alunos, envie um e-mail para eles ou ative outros aplicativos do Google para assumir essa função. Pense no Hangouts Meet .
- uma ferramenta de teste ou quiz : existem algumas possibilidades quando se trata de fazer quizzes no Google Classroom, mas ainda não se destina a ser uma ferramenta de quiz por conta própria. Existem muitos outros aplicativos bons para isso. Pense nos questionários do Google Forms ou do BookWidgets.Opção 1 : você pode adicionar testes e tarefas de outros aplicativos educacionais diretamente no Google Classroom, como, por exemplo, um teste BookWidgets que é avaliado automaticamente.
Opção 2 : Veja o que você pode fazer dentro do próprio Google Classroom: Adicione uma pergunta. Em seguida, escolha entre uma resposta aberta ou uma pergunta de múltipla escolha. Não é tão impressionante, eu sei. É melhor escolher a primeira opção se quiser tornar sua sala de aula digital mais interativa.
- um fórum de discussão : você pode fazer anúncios e os alunos podem realmente comentar sobre eles, mas não é uma boa opção para discussões. Confira Padlet se você estiver procurando por uma ferramenta de sala de aula simples, mas eficaz e gratuita que possibilite discussões (e outras coisas legais).
Configurando o Google Classroom em 3 etapas simples
Ok, eu tenho você até agora. Isso significa que o Google Classroom deve significar algo para você. Você descobrirá que é fácil de configurar e muito intuitivo para continuar usando. Siga estas etapas para configurar sua conta de professor do Google Classroom :
1. Inscreva-se
Ao acessar o site class.google.com , você pode usar o Google Sala de aula fazendo login usando um endereço de e-mail do G Suite ou pode usá-lo sem “reivindicar” o uso para fins educacionais. Tudo funciona muito bem assim também. É apenas mais difícil gerenciar seus alunos se você tiver centenas deles. Você terá que adicioná-los um por um.
2. Crie sua primeira aula
Clique no botão “+” no canto superior direito. Escolha para “criar uma classe”. Aqui, você preenche algumas informações detalhadas sobre sua classe. Anote um bom nome de classe e seção. O nome da classe deve ser o título da sua classe para que você possa encontrá-la novamente em alguns segundos. Em seguida, clique em “criar”.
3. Convide alunos para sua turma
Depois de criar sua turma, você pode convidar seus alunos. Permita que eles assinem usando o aplicativo Google Classroom digitando o código exclusivo que você forneceu. Você encontrará o código em sua classe criada. Acesse a aba “alunos”. Outra opção é convidar seus alunos, um por um, digitando o endereço de e-mail deles. Uma coisa que você deve ter em mente: seus alunos precisam ter um endereço de e-mail do Gmail ou do Google.
Você também pode permitir que seus alunos acessem a sala de aula.google.com . Lá, eles podem clicar em “entrar na turma”, digitar o código da turma e entrar! Isso pode ser um pouco mais rápido, pois você não precisa digitar o endereço de e-mail de todos os alunos.
Agora sua aula online está pronta! Pelo menos, está lá, e todos podem acessá-lo. Há algumas outras coisas que você precisa fazer antes de poder decolar de verdade.
- Crie sua primeira tarefa ou faça um anúncio. Você pode compartilhar um primeiro aviso no Stream ou ir para Classwork – Clique no botão “ + Create ” e compartilhe sua primeira tarefa do Google Classroom. Não se esqueça de numerar suas tarefas. É mais fácil para seus alunos verem qual vem primeiro, pois você não consegue reordenar as tarefas no fluxo. No entanto, você pode mover as atribuições para o topo. Clique no título para ver se algum aluno entregou a tarefa e para dar notas e feedback. Depois, você pode devolver as tarefas para seus alunos, para que eles possam começar a editar novamente.
- Adicione algum material de aula à sua tarefa/aula. Adicione material do Google Drive ou adicione um vídeo do YouTube, um arquivo do seu computador, um link etc. Você encontra essas opções logo abaixo da data de entrega. Se você deseja apenas compartilhar uma apresentação de sua turma, que não está vinculada a uma tarefa, você pode acessar a guia “sobre”. Aqui você pode adicionar algum material de aula, como slides, artigos interessantes e exemplos.
- Acesse a pasta Drive . Sempre que você cria uma nova turma, o Google Classroom cria uma pasta do Drive para essa turma. Você pode acessar a pasta acessando todos os blocos de sua classe. Em cada bloco, você encontrará um ícone de pasta. Clique nele, e você está na pasta. Aqui você também pode adicionar materiais de aula. Todas as tarefas dos seus alunos terminam automaticamente na pasta do Google Drive, para que você as encontre sempre que quiser.
Os melhores aplicativos para o seu Google Classroom
Você pode adicionar praticamente tudo ao Google Classroom com um link para o site ou página. Embora, isso não permita que os alunos trabalhem interativamente com os aplicativos, nos aplicativos. Existem muitos aplicativos que possuem um botão de compartilhamento integrado ao Google Classroom. Isso facilita para os alunos abrirem o aplicativo por meio do Google Classroom.
Aqui está o que você tem que fazer:
- Crie uma conta no aplicativo ou site.
- Crie uma atividade ou recurso para seus alunos no aplicativo ou site.
- Use a opção “compartilhar com o Sala de Aula”. Você encontrará essa opção em algum lugar no aplicativo.
- Agora você pode fazer coisas, como criar um questionário e atribuí-lo a seus alunos em uma de suas aulas.
Observe que existem muito mais aplicativos por aí que têm essa opção. Acabei de escolher meus favoritos.
1. Widgets do Livro
Com o BookWidgets (Parceiro do Google for Education), você pode criar exercícios interativos para seus alunos em tablets, computadores e smartphones. Como professor, você pode escolher entre mais de 40 exercícios e jogos diferentes .
Nós lhe damos o modelo, você adiciona sua ideia de aula em apenas alguns cliques. É tão fácil! Os alunos abrem o exercício com o aplicativo em seu iPad, Chromebook ou smartphone por meio de um código curto especial ou digitalizando o código QR que você forneceu. Ou você pode simplesmente atribuir a eles um exercício do BookWidgets imediatamente no Google Classroom. Basta baixar o plug- in BookWidgets Chrome e começar a usar o Google Classroom.
Você pode até acompanhar a atividade de seus alunos no Google Classroom , ao vivo, à distância, dentro do Google Classroom com o recurso de widgets ao vivo .
A maior vantagem do BookWidgets é que ele é muito diversificado. Fazendo seus próprios questionários ou planilhas? BookWidgets! Fazer seus próprios jogos como palavras cruzadas, memória, identificar a diferença, quebra-cabeças, etc.? BookWidgets. Fazendo testes avaliados automaticamente dentro do Google Classroom ? BookWidgets! Quer experimentá-lo ?
2. EDQuebra-cabeça
EDpuzzle é uma maneira fácil e eficaz de entregar vídeos em sua sala de aula (Google). E não é apenas um distribuidor de vídeo. Com EDpuzzle, o vídeo ganha vida. Adicione notas de áudio e perguntas ao seu vídeo.
O EDpuzzle facilita a adição de comentários aos vídeos e as perguntas tornam o vídeo mais interativo. Quando você deve usar o EDpuzzle? Você pode usá-lo para fortalecer o pensamento crítico quando os alunos assistem a um vídeo. Também é adequado para salas de aula invertidas.
3. Buncee
Buncee é uma ferramenta de criação e apresentação e facilita para você e seus alunos criarem conteúdo para todos os fins de sala de aula. Você pode fazer uma apresentação incrível, uma história interativa, uma lição envolvente ou um lindo cartão. Buncee tem muitas ferramentas de mídia e gráficos divertidos e educacionais, o que torna as apresentações mais visuais e divertidas.
Adicione uma apresentação, feita com buncee, aos seus materiais de sala de aula da sua turma no Google Classroom. Os alunos podem visitar a apresentação e usá-la para estudar um teste ou fazer trabalhos de casa.
4. Nearpod
Nearpod também é uma ferramenta de apresentação como Buncee. Também é muito mais do que isso! Crie suas próprias apresentações interativas. Adicione alguns slides, slide por slide ou escolha um modelo especial do Sway que você pode ajustar.
Todos esses slides fazem uma apresentação interativa incrível. Especialmente se você adicionar atividades como questionários, perguntas abertas, enquetes, perguntas de sorteio e outras. Que tal levar seus alunos em uma viagem de campo dentro de sua apresentação? Basta adicionar um slide com uma experiência de realidade virtual da biblioteca do Nearpod.
Quando sua apresentação estiver pronta, seus alunos podem optar por inserir um código no aplicativo Nearpod ou simplesmente clicar no link atribuído no Google Classroom. Você, como professor, é responsável pela apresentação. quando você alterna para outro slide, a apresentação nos dispositivos de seus alunos também muda para esse slide.
Quando seus alunos precisam fazer um teste ou uma enquete, eles podem fazer isso na tela, pois é parte da apresentação. As respostas são reunidas ao vivo! Assim, você pode ver imediatamente o que seus alunos responderam.
5. Screencastify
Se você deseja fornecer instruções on-line claras, dando aos alunos a oportunidade de processar o material de aprendizagem em seu próprio ritmo, você pode usar o Screencastify para gravar sua tela, voz e você mesmo enquanto dá instruções e orienta os alunos através de alguns materiais de aprendizagem à distância. Pense na lição de casa ou quando alguns alunos precisarem de aulas em casa e você estiver ensinando à distância com o Google Sala de aula.
O Screencastify torna super fácil criar vídeos de instrução. Basta instalar o plug-in do Chrome Screencastify no seu navegador Chrome e começar a criar vídeos gravando sua tela e voz. Os alunos podem acompanhar cada movimento na tela enquanto ouvem seus comentários. Quando terminar, salve e baixe o vídeo e compartilhe-o com seus alunos em seu ambiente de aprendizagem (por exemplo, Google Classroom).
6. Newsela
A Newsela desenvolve a compreensão da leitura por meio de artigos nivelados, avaliações em tempo real e insights acionáveis. Os alunos podem ler artigos em seu próprio ritmo. Newsela oferece artigos de publicações de notícias de classe mundial em 5 níveis de leitura adaptável. Você também pode desbloquear o progresso com avaliações incorporadas, como questionários.
Então, se você está precisando de um bom texto que se adapte a diferentes níveis de leitura, você deve incluir alguns desses artigos no Google Classroom.
7. Questionário
Quizlet é uma ferramenta de questionário que se concentra em termos e definições. Como professor, você adiciona uma turma e faz um teste. Compartilhe este teste com seu Google Classroom com apenas alguns cliques.
Eles só precisam clicar na tarefa no Google Classroom e escolher o jogo que desejam jogar. Eles podem fazer um teste, optar pelo modo de aprendizado, aprender por flashcards ou combinar termos com suas definições.
O Quizlet Live permite que seus alunos trabalhem juntos para encontrar a palavra ou definição certa para a descrição. É feito para praticar termos e definições.
Mas há algo complicado: você não pode ver quais descrições seus companheiros de equipe têm. Se alguém da sua equipe cometer um erro, você terá que começar de novo. As equipes lutam entre si para serem a primeira equipe a chegar à linha de chegada.
Mais dicas sobre o Google Sala de Aula
Claro, há muito mais a dizer sobre o Google Classroom. Por isso recomendo dar uma olhada no site “Teacher Tech” de Alice Keeler. Você encontrará tudo o que procura ali mesmo. Ela é uma profissional absoluta quando se trata do Google Classroom. Outro recurso útil para começar a usar o Google Classroom é este livro “Ensinando com o Google Classroom” .