Como funciona o Google Classroom?

Lançado em 2014, o Google Classroom é um serviço web gratuito desenvolvido pela gigante de tecnologia e buscas Google. Ele fornece serviços de criação e compartilhamento de arquivos que permitem que os professores facilitem a classificação e a conclusão das tarefas de seus alunos. A plataforma também permite a visualização, cópia e edição de diversos documentos. Ele também vem com um recurso útil que notifica professores e alunos se as tarefas contêm materiais plagiados.
A plataforma é totalmente integrada a outros serviços do Google, como Gmail, Google Docs, Google Sheets, Google Slides e Google Calendar. Isso abre ainda mais o caminho para comunicações convenientes entre alunos e seus professores. No entanto, você também precisará instalar os respectivos aplicativos desses outros serviços do Google em seu dispositivo móvel.
No entanto, lembre-se de que nem todos esses recursos estão disponíveis na versão do aplicativo móvel do Google Classroom. Tal como acontece com outros serviços, o aplicativo móvel carece compreensivelmente de alguns recursos importantes, discutidos mais adiante. No entanto, o Google disse que os desenvolvedores estão trabalhando em uma versão aprimorada do aplicativo móvel Google Classroom no momento.
Com grande parte do mundo confiando cada vez mais em telefones celulares, os desenvolvedores são rápidos em se atualizar e se adaptar para atender às necessidades do consumidor. O Google Sala de Aula não é diferente. Para atender às demandas de seu mercado, o aplicativo feito está disponível para dispositivos Android e iOS.
Para usuários do Android, você pode baixar facilmente o aplicativo Google Classroom na Google Play Store, enquanto os usuários do iOS podem baixá-lo na App Store da Apple. Depois de baixar e instalar com sucesso, a configuração a seguir.
Aqui estão as instruções para configurar o Google Classroom:
1. Inicie o aplicativo Google Classroom em seu dispositivo móvel.

2. Na parte inferior da tela de boas-vindas, toque em ‘Entrar’.
-
- Observação: sua conta regular do Google não funcionará com o Google Classroom. Você precisa de uma conta separada do Google Apps for Education para fazer login. Se ainda não tiver uma, toque em “Adicionar outra conta”.

3. Supondo que você já tenha uma conta do Google Apps for Education, toque em “Existente”.
5. Toque no triângulo direito para continuar.
6. Toque em ‘OK’ para concordar com o pop-up dos Termos de Serviço.
7. Depois disso, o Google pode solicitar que você se inscreva no Google+. Toque em “Agora não” para prosseguir com a configuração do Google Classroom.
8. Escolha quais dados você deseja sincronizar com seu dispositivo. Certifique-se de marcar todas as caixas para não perder nada. Em seguida, toque no triângulo direito.

Como criar uma sala no Google Classroom?
Ao configurar o Google Classroom com sucesso, você (professor) agora pode criar uma turma. A partir daí, você terá acesso à infinidade de recursos que o aplicativo oferece. Se você quiser criar uma turma usando seu dispositivo Android ou iOS, siga as instruções abaixo:
1. Inicie o aplicativo Google Classroom.
2. Toque no botão ‘Adicionar +’ .

3. Toque em ‘Criar turma’.
4. Insira o nome da classe.
-
- A partir daqui, você pode digitar uma breve descrição da turma e inserir outros detalhes, como nível da série e horário da aula, na opção ‘Seção’ . Você também pode adicionar detalhes de localização na opção ‘Sala’ . Finalmente, você pode inserir o assunto na opção ‘Assunto’ . Tudo isso, porém, é opcional.

5. Toque em ‘Criar’ para criar sua turma.
Depois de criar uma turma, o Google Classroom gerará automaticamente um código de turma. Você pode compartilhar este código da turma com seus alunos para que eles possam participar da sua turma. Outras formas de convidar alunos são por e-mail ou usando o link da turma.
Como participar de uma sala no Google Classroom?
Existem algumas maneiras de participar de uma sala de aula do Google como aluno. Você pode usar um link, um código de turma ou um convite por e-mail. Todas as três opções exigem que seu professor compartilhe ou envie as informações necessárias para você. Conheça o básico de cada um abaixo.
Junte-se usando um link de classe
Então, veja como é fácil participar de uma sala de aula do Google usando um link de turma em dispositivos Android e iOS:

1. Toque no link da turma que seu professor compartilhou ou enviou para você.
2. Talvez seja necessário fazer login na sua conta do Google Classroom, caso ainda não o tenha feito.
-
- Nota: Se você precisar alterar a conta para outra, toque na seta para baixo e escolha a conta correta. Também é aqui que você pode adicionar uma nova conta.
3. Por fim, toque em ‘Participar da turma’.
Junte-se usando um código de classe
Agora, veja como você pode participar de uma Google Classroom usando um código de turma em dispositivos Android e iOS:
1. Inicie o aplicativo Google Classroom.
2. Talvez seja necessário fazer login na sua conta do Google Classroom, caso ainda não o tenha feito.
-
- Nota: Se você precisar alterar a conta para outra, toque na seta para baixo e escolha a conta correta. Também é aqui que você pode adicionar uma nova conta.
3. Toque em ‘Join Class +’ no canto inferior direito da tela.

4. Insira manualmente o código da turma (ou cole-o de um aplicativo separado).
-
- Seu professor terá que compartilhar ou enviar o código da turma antes de participar.
5. Por fim, toque em ‘Participar’.

Se o código da turma inserido não funcionar, você o inseriu incorretamente ou fez login usando a conta errada. Para remediar isso, faça login usando a conta correta do Google Sala de aula ou tente inserir o código da turma novamente. Verifique o código da turma com seu professor ou colega, se necessário. Lembre-se de que os códigos de classe têm de 6 a 7 caracteres. Eles podem consistir em letras e números, mas não incluem espaços ou símbolos especiais.
Junte-se usando um convite por e-mail
Agora, há duas maneiras de aceitar um convite para participar de uma sala de aula do Google: pelo próprio aplicativo ou pelo seu e-mail. Vamos detalhar as instruções para cada um abaixo.
Veja como aceitar um convite para participar de uma Google Classroom no próprio aplicativo para Android e iOS:

1. Inicie o aplicativo Google Classroom.
2. Talvez seja necessário fazer login na sua conta do Google Classroom, caso ainda não o tenha feito.
-
- Nota: Se você precisar alterar a conta para outra, toque na seta para baixo e escolha a conta correta. Também é aqui que você pode adicionar uma nova conta.
3. Procure o botão ‘Participar’ no cartão da turma e toque nele.
Além disso, veja como aceitar um convite para participar de uma Google Classroom por e-mail no Android e iOS:
1. Faça login na conta de e-mail que você usa para acessar o Google Classroom.
2. Procure o convite por e-mail do seu professor e abra-o.
3. Por fim, toque em ‘Participar’.
Quantas pessoas podem participar do Google Classroom simultaneamente?
Como em qualquer outra plataforma, o Google Classroom tem algumas limitações. Esses limites, no entanto, variam dependendo do tipo de conta do Google que você usa. Por exemplo, o limite para o número de professores permitidos é 20. Isso significa que apenas 20 professores podem participar de uma turma simultaneamente, embora você possa convidar mais do que isso.
Aqui está um detalhamento tabulado dos limites do Google Classroom:
Característica | Conta do Google pessoal | Conta escolar ou G Suite |
---|---|---|
Professores (por turma) | 20 | 20 |
Membros por turma (alunos e professores combinados) | 250 | 1.000 |
Aulas que você pode criar | 30 por dia | Ilimitado |
Convites que você pode enviar (membros da turma) | 100 por dia por professor | 500 por dia por professor |
Aulas que você pode participar | 30 por dia, 100 no máximo | 1.000 |
Como usar o Google Classroom

© Foto por Tada Images no Shutterstock
O Google Classroom possui muitos recursos que professores e alunos podem utilizar. Usando o aplicativo móvel, os professores podem criar uma turma e compartilhar o link ou o código da turma com seus alunos. Eles podem convidar alunos para participar da turma por e-mail. Os professores também podem postar anúncios e comentários, bem como verificar se os alunos terminaram suas tarefas. Além disso, eles podem até usar o aplicativo para entrar em contato com seus alunos.
Os Alunos, por outro lado, podem participar de uma turma e postar no fluxo da turma. Eles também podem visualizar as tarefas e enviá-las pelo aplicativo. Além disso, há também um planejador de tarefas integrado que ajuda os alunos a acompanhar determinadas tarefas para evitar prazos perdidos. Além disso, os alunos podem seus professores ou colegas usando o aplicativo.
Se os alunos quiserem enviar tarefas, eles podem anexar Documentos Google, Planilhas Google ou Apresentações Google à tarefa. Os professores podem, por sua vez, visualizar esses arquivos desde que tenham o aplicativo Google Drive.
Infelizmente, o aplicativo móvel também tem suas limitações quando se trata de recursos. Os professores não podem criar tarefas usando o aplicativo nem avaliá-las. Também não há opção de arquivar a aula usando o aplicativo ou visualizar as aulas arquivadas anteriormente.
O Futuro da Aprendizagem
Não há dúvida de que o Google Classroom é uma entrada formidável no setor de educação online. Possui bons recursos e é muito fácil de usar. No entanto, não há como negar que o aplicativo móvel ainda tem um longo caminho a percorrer. Apesar de seus recursos promissores, ainda faltam muitos recursos importantes disponibilizados em sua versão web. Seja como for, e com tudo o que está acontecendo hoje em dia, o Google Classroom ainda é um salto na direção certa quando se trata de e-learning. Afinal, o futuro é digital.