
Ruanda lança a 1ª fábrica de smartphones no continente Africano
Uma empresa ruandesa lançou a primeira fábrica de smartphones na África onde 90% da equipe actual da fábrica são ruandeses. A introdução do Mara Phones visa colocar a propriedade de smartphones ao alcance de mais africanos.
O presidente do Ruanda, Paul Kagame, disse que a fábrica faz parte da iniciativa mais ampla “Made in Rwanda“, na qual seu país embarcou. A fábrica de smartphones Ruandesa, é a primeira do género no continente africano.
A fábrica (Mara Phones Production Plant), foi lançada na segunda-feira, 7 de Outubro de 2019, na zona económica especial de Kigali, no distrito de Gasabo.
A introdução do Mara Phones visa colocar a propriedade de smartphones ao alcance de mais ruandeses em um país, onde a cobertura da Internet é de 52,1%, acima dos 7% de 2011. Segundo o ministério da informação e tecnologia de Ruanda, o número de proprietários de telefones cresceu de 33% em 2010 para os atuais 80,6%. “O smartphone não é mais um item de luxo. Está se tornando rapidamente um requisito da vida quotidiana.
Essa tendência deve aumentar nos próximos anos, à medida que mais e mais serviços migram para plataformas digitais”, disse Kagame. Até agora, a fábrica empregava 200 pessoas, sendo 90% delas ruandesas. Em plena capacidade, espera-se ter uma força de trabalho de 650 pessoas.