Aprenda a passar pelo tempo da paixão, superar crises e levar seu relacionamento até ao tão sonhado altar.
Todos sabemos que no começo do namoro é tudo maravilha. Demonstrações de afecto, declarações de amor, muito carinho envolvido, presentes, etc. Com o passar do tempo, a relação começa a esfriar e aquela paixão arrebatadora tende a baixar. Se você gosta do seu parceiro/a e não quer por fim no vosso relacionamento, aqui vão algumas dicas preciosas que podem ajudar vocês a manterem-se cada vez mas fortes no relacionamento até ficarem noivos:
Mantenha sempre uma boa comunicação
É muito comum que dentro do relacionamento as pessoas usem indirectas para falar algo que incomoda ou até deixam de falar esperando que o parceiro entenda qual o problema. Faça com que o seu parceiro sinta-se a vontade de dizer ou expressar todos os sentimentos dele e vice-versa. A falta de comunicação pode acabar gerando brigas rompendo o relacionamento muito cedo. Um detalhe muito importante neste item, nunca minta para o seu parceiro contando-lhe alguma coisa que você ou sua família não sejam.
Não tenha vergonha se você vem de uma família de baixa renda se bem que o seu parceiro sempre teve uma vida fabulosa desde a infância. Se o seu parceiro descobrir que quase tudo que você lhe contou é uma farsa provavelmente vai romper tudo na hora pós ele vai se sentir inseguro. Sabe daquela frase populosa entre jovens Moçambicanos que diz o seguinte: Depois da primeira mentira, tudo vira dúvida. Pós-bem, se você ama e o seu parceiro ti ama de verdade e você mente para ele/a e confia em ti, acha que será fácil para ti confiar de novo? Acredito que resposta que paira na sua cabeça agora é Não.
Tenha cuidado com as finanças
Nunca olha para o seu parceiro como se fosse sua fonte de sobrevivência, isto é, você não pode todos os dias incomodar o seu parceiro lhe pedindo dinheiro. Se o seu parceiro tem emprego e você não, acredito que antes de se conhecerem você se virava para viver e nesse caso, continua se virando e apenas lhe peça se for necessário.
Imagina se o seu namorado acaba de ter emprego e o objectivo dele é comprar um talhão, começar a fazer blocos e muitas outras coisas e você lhe enchendo o saco com pedidos exuberante de dinheiro, acha que vai gostar? Acredito que novamente que a resposta continua sendo Não.
Mantenha bom humor
De um modo geral, nenhum individuo tem paciência para se relacionar com uma pessoa chata, negativa e muito mal-humorada. Essas características fazem com que as pessoas pensem mil vezes antes de pedir o parceiro/a em casamento.
Entenda o outro
Com isso não quero dizer que você deve deixar de ser você mesmo. Em muitos casos, os relacionamentos são formados por duas pessoas com personalidade completamente diferentes. Por isso, é importante enxergar as qualidades do companheiro e tirar o melhor que pode desse aprendizado. Isso irá proporcionar respeito mútuo e fará com que o namoro seja duradouro e a probabilidade de lhe levar a outro patamar é muito maior.
Não seja autocrata
Não é a toa quando dissemos que não deixa de ser o que você é. Assim como manter a individualidade é algo muito importante, saber ceder também é. É muito desgastante em um relacionamento quando apenas uma parte cede em tudo e prevalece a vontade do outro.
A pessoa que cede nesse caso muitas vezes acaba se sentindo desconsiderada pelo parceiro, por isso é importante que namorados e ou casais façam acordos de quais situações são importantes para o outro e no que é possível ceder.