O Convidado do programa “Show da Tima”, o deputado da Renamo, António Muchanga, defendeu que os trabalhadores do Instituto Nacional da Educação (INE), deveriam exercer a função de faxineiros entre outros, porém nenhum cargo que seja superior.
Para o deputado, não se justifica que um estudante do Liceu, tenha que estudar cadeiras do ensino básico, citando a disciplina de Agro-pecuária para o presidente da Matola, isto é inadmissível.
O deputado é da opinião de que, a maioria parte das matérias dadas na faculdade, são perca de tempo, pois são coisinhas que se deviam ter dado durante o ensino fundamental.
O deputado vai além dizendo que, a faculdade devia ser um local de consolidar o conhecimento adquirido durante o ensino básico, pois é preciso chegar ao ensino superior, com as devidas bases.
Muchanga falou do factor teórico nas escolas técnicas, segundo ele, é perca total de tempo e não se justifica, pois o ensino técnico necessita de prática e não a teoria.
Como sugestão para a mudança das falhas por si mencionadas no sistema de educação, Muchanga afirma que se: “deve mudar as pessoas que estão a governar o povo, pois estes o estão a tornar burro, enquanto os seus filhos tem a educação da melhor qualidade fora do país”.