Um nigeriano de nome Ahmed Yahaya, disse que construiu uma casa feita com garrafas de plástico como forma de reduzir os depósitos de lixo. O construtor também revelou que a estrutura dá temperatura fria, pois os plásticos são péssimos condutores de calor. Para obter materiais, o homem teve que ir a lugares como lanchonetes onde o plástico é mais usado.
O engenheiro civil Ahmed Yahaya que se popularizou após usar milhares de garrafas para construir uma casa, falou mais sobre o que influenciou sua decisão de fazer esse tipo de reciclagem. Em uma entrevista à BBC News, o homem disse que usou garrafas pet para projetar a casa em uma forma redonda africana, de modo que haja três quartos que poderiam ser usados para finalidades diferentes.
O engenheiro civil afirmou que as garrafas descartadas foram recolhidas em diferentes lixões. Ele acrescentou que durante a coleta, ninguém os levou a sério, perguntando por que eles estavam ocupados colectando resíduos por aí. Ahmed revelou que o que eles começaram atraiu tanta atenção que as pessoas queriam realmente ver como seria.
Segundo ele, a construção da casa foi muito económica quando comparada às feitas de cimento. Explicando a vantagem da casa, ele revelou que dentro de casa a temperatura é mais amena. Não há necessidade de ar condicionado ao morar nesse tipo de estrutura, acrescentando que economiza mais no custo de energia.
Ahmed foi mais longe ao afirmar que, as estruturas modernas podem ser feitas com o mesmo material e não apenas como o que ele construiu. O construtor disse que a introdução ajudaria muito a resolver o problema de resíduos que o estado de Kaduna está enfrentando.