A África está se levantando para reivindicar sua participação legítima na arena musical global. Músicos africanos estão aumentando e se tornando globalmente vocais.
Para poder apreciar o esforço dos músicos africanos, olhamos para alguns dos músicos africanos mais vendidos em 2018 que ainda estão vivos.
8. Jiddena
Jiddena Theodore Mobisson Al Amin, conhecido como ‘Jiddena’, é um rapper nigeriano de R&B nascido na América. Ele nasceu em 1995 nos EUA, de pai nigeriano e mãe americana.
Entre seu notável trabalho fora da indústria da música está sua colaboração com Michelle Obama, a ex-primeira-dama dos EUA, em um programa educacional, que incluiu vários shows e concertos, com o objectivo de sensibilizar a importância da educação entre os jovens vulneráveis.
7. Tinashe
Tinashe , é uma cantora, compositora, produtora e actriz de R&B nascida nos Estados Unidos. Nasceu em 1993, de pai Zimbabueano e mãe Dinamarquesa.
Provavelmente a artista feminina de primeiro escalão da África, a voz sonora de Tinashe tem sido destaque mais nos filmes do que na cena musical.
6. Sarkodie
Nascido em 1988, conhecido popularmente como ‘Sarkodie’, é um dos músicos Ganenses mais populares. Sarkodie é um rapper que fez grande sucesso através de sua gravadora chamada ‘Sarkcess Music’. Seu sucesso musical lhe rendeu uma enorme fortuna, fazendo dele o músico mais rico de Gana. Isso está claramente manifestado em sua riqueza de US $ 7 milhões.
5. Davido
Com um futuro promissor, Davido é um músico, compositor e produtor nigeriano nascido em 1992. Ele se encantou com a fama da música através de seu popular lançamento pelo título ‘Dami Duro’. Ele registrou muitos sucessos, incluindo o The Headies Awards.
4. Wizkid
Na quarta posição figura Ayodeji Balogun, músico nigeriano nascido em 1990. Por meio de sua gravadora, ‘Starboy Entertainment’, Wizkid recebeu mega acordos de endosso com empresas internacionais, incluindo Pepsi , MTN, entre outras.
3. Don Jazzy
Nascido em 1982., Don Jazzy é músico e produtor musical da Nigéria. Através de sua gravadora, Mavins Records, Don Jazzy conseguiu produzir álbuns para vários músicos em toda a África Ocidental. Seu sucesso é amplificado por sua riqueza de US $ 35 milhões, fazendo dele o músico mais rico da Nigéria.
2. Black Coffee
Black Coffee, é um DJ e produtor de discos sul-africano. Além de ser um produtor musical e DJ, Black Coffee também é um músico. Através da Soulistic Music, sua gravadora, Black Coffee não só foi capaz de produzir sua própria música, mas também moldou outros talentos musicais na África Austral.
1. Akon
Na primeira posição está o senegalês Akon nascido em 1973. Seus álbuns populares foram capazes de registar mais de 35 milhões de vendas. Ele possui a gravadora ‘Konvict’. Além de artista, ele também é produtor musical e compositor.
Até agora, Akon é o músico mais rico da África, com um património de cerca de US $ 80 milhões. Apesar de não ser tão activo, ano passado (2018), seus álbuns continuaram a trazer uma enorme fortuna.