O instituto nacional de exames, certificação e equivalências (INECE), insta os alunos para não aderirem nos exames da 10 e 12ª classe que circulam nas redes sociais desde o dia ontem (30-01-2021).
“prezados alunos, professores, pais e encarregados de educação! Circulam nas redes sociais desde ontem 30.01.2021 supostos exames da 10a e 12a classes a serem realizados a partir de amanhã”
“o INECE fez uma verificação minuciosa de algumas dessas provas/exames em circulação e notou que trata-se de uma forja falsa de pessoas de má fé e que não tem nada a ver com os nossos reais exames do ano lectivo 2020”
“queremos apelar a vigilância e serenidade para que o processo de exames não seja afectado por malfeitores”.
“vamos apelar aos alunos e professores para que não se envolvam nestes esquemas criminosos”.
“por um processo de exames limpo, justo e transparente”, apelo a inece.
Em circulação exemplares falsos de exames da décima e décima segunda classes
Há poucas horas da realização dos exames finais da décima e décima segunda classes, indivíduos de má-fé colocaram a circular exemplares falsos dos exames que arrancam amanhã à escala nacional.
O ministério da educação e desenvolvimento humano diz ter tomado conhecimento desta situação e verificação “minuciosa de algumas dessas provas em circulação” constatou que se trata de uma “forja falsa de pessoas de má-fé e não tem nada a ver com os reais exames de 2020”.
O sector da educação apela aos alunos, professores e a sociedade para que não se envolvam em esquemas criminosos para que o processo decorra sem sobressaltos. São ao todo 322.322 alunos da 10ª classe e 286.971 da 12ª que serão submetidos a exames finais.