Os casos que estão sendo construídos contra R. Kelly parecem um romance de ficção, mas esta é a realidade do cantor desgraçado. Kelly está atrás das grades enquanto aguarda seu julgamento em vários estados e de acordo com o Chicago Sun-Times, os promotores federais estão acusando o cantor e sua equipe de uma série de crimes, incluindo suborno, abuso sexual de menores e abuso físico e pagar “dinheiro secreto” para manter as pessoas caladas. Os promotores esperam que um juiz permita que mencionem esses supostos crimes no tribunal durante seu julgamento no Brooklyn, que deve começar em agosto.
Os promotores alegaram que R. Kelly tinha alguém em sua equipe “pagando US $ 500 a um funcionário do estado de Illinois para criar uma identidade falsa em 1994” para que a falecida cantora Aaliyah se casasse com Kelly quando ela tinha apenas 15 anos. Kelly é acusada de se casar com o jovem adolescente para impedi-la de testemunhar contra ele.
Além disso, Kelly também enfrenta acusações de que, em 2006, ele conheceu um garoto de 17 anos em um McDonald’s e convidou o adolescente para seu estúdio depois que o garoto expressou que queria entrar na indústria da música. Enquanto estava lá, Kelly supostamente perguntou ao adolescente até onde ele iria para se dar bem na indústria antes que o par se declarasse ter tido contacto sexual. Mais tarde, o adolescente teria apresentado Kelly a um “amigo íntimo que tinha 16 ou 17 anos”, e a cantora também é acusada de ter uma relação sexual com eles.
Uma pessoa que supostamente era gerente de crise de Kelly também pagou um funcionário do condado de Cook em 2019, depois que Kelly foi acusada de abuso sexual criminal agravado. O balconista teria recebido US $ 2.500 e um telefone queimado para relatar de volta com qualquer informação sobre o caso de Kelly à medida que se desenvolvia. As autoridades federais alegaram que obtiveram uma gravação da conversa do celular de R. Kelly.