Existem muitos benefícios emocionais e psicológicos em fazer amor. O sexo está fortemente ligado a uma melhor qualidade de vida. Alguns desses benefícios a saúde mental incluem:
Melhor auto-imagem: o sexo pode aumentar a auto-estima e reduzir os sentimentos de insegurança, levando a percepções mais positivas de nós mesmos.
Taxas mais altas de felicidade: de acordo com um estudo de 2015 realizado na China, sexo mais consensual e sexo de melhor qualidade aumentam a felicidade. 4
Mais vínculos: substâncias químicas cerebrais são liberadas durante o sexo, incluindo endorfinas, que diminuem a irritabilidade e a sensação de depressão. Outro hormônio, a oxitocina (a “droga do abraço”), aumenta com a estimulação do mamilo e outras actividades sexuais. 5 A oxitocina ajuda a promover uma sensação de calma e contentamento.
Alívio do stresse: O stresse crónico pode contribuir para diminuir a frequência sexual. No entanto, o sexo pode ser uma técnica eficaz de controlo do stresse. O sexo reduz os hormônios de resposta ao stresse, como o cortisol e a adrenalina (epinefrina), com efeitos durando até o dia seguinte.
Melhorias na qualidade do sono: Os orgasmos desencadeiam a liberação do hormônio prolactina, que ajuda no sono.